terça-feira, 25 de maio de 2010

Vini é destaque na coluna Bola Divida do jornal Zero Hora

O jornalista Carlos Guilherme Ferreira, interino da coluna, escreveu:

Aposta

Quem informa é o gaúcho Vinícius Munhoz, há mais de um ano no futebol dos Estados Unidos: os americanos querem chegar às quartas na Copa. Embora haja pouca propaganda relativa ao Mundial, a esperança recai sobre o atacante Landon Donovan, do Los Angeles Galaxy. É ele o craque local, diz Vinícius, preparador físico da seleção feminina medalha de prata em Pequim/2008. O gaúcho trabalha como assistente técnico nos times masculino e feminino de Saint Louis – uma destas equipes, o Athletica, disputa a WPS, a melhor liga feminina do mundo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vinícius agora faz parte da comissão técnica do time masculino do Saint Louis

A partir de agora, o brasileiro Vinícius Munhoz tem missão dupla nos EUA: levar os times feminino e masculino do Saint Louis Athletica aos títulos das ligas americanas de futebol. Munhoz recebeu essa semana, o convite do clube americano para além de auxiliar o técnico Jorge Barcellos no comando da equipe feminina, atuar como preparador físico do time masculino que joga a Série B da Major League Soccer (MLS). "Treinamos em horários diferentes, o time feminino treina pela manhã, já o masculino à tarde. Agora é jornada dupla, mas estou muito feliz com o novo desafio", declara Munhoz.

O AC Saint Louis é dirigido pelo técnico francês Claude Anelka e auxiliado por Francisco Filho, que foi assistente técnico de Alex Ferguson no Manchester United, da Inglaterra. "Fiquei muito feliz com o convite feito pelo AC St Louis. É a valorização profissional que todos nós esperamos. Além disso, uma oportunidade de intercambio de diferentes escolas de jogar futebol (brasileira, francesa e americana). Espero crescer profissionalmente com esta oportunidade", afirma o assistente técnico.

Vinícius contará com a campânia de três brasileiros na equipe masculina: Alex Titon ( revelado nas categorias de base no Grêmio), Gauchinho (revelado pelo Flamengo e estava jogando na Dinamarca) e Cassiano (que disputou o Gauchão 2010 pelo São José, de Porto Alegre).

USSF PRO LEAGUE

A liga chama-se United States Soccer Federation (USSF) Divisão 2 Pro League e conta com 12 times: Vancouver Whitecaps, Miami FC, Carolina Railhawks, Atlanta Silverbacks, Montreal Impact, Rochester Rhinos, Portland Timbers, Puerto Rico Islanders, Austin Aztex, Tampa Bay Rowdies e Minnesota Thunder e claro, o AC St Louis, equipe do professor Vinícius Munhoz.

O campeonato possui duas conferências de seis equipes, chamadas USL e NASL. A primeira é composta Aztex Austin, Minnesota Thunder, Portland Timbers, Puerto Rico Islanders, Rochester Rhinos e Tampa Bay Rowdies. Já a NASL, quem compõem a chave é o Crystal Palace Baltimore, RailHawks Carolina, Miami FC, Montreal Impact, AC St. Louis e Vancouver Whitecaps.

OS 12 times jogarão 30 jogos na temporada regular, chegando num total de 180 jogos. A competição começou na segunda semana de abril e se estende até início de outubro.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Athletica empata em o campeão da WPS

O Saint Louis Athletica, time do brasileiro Vinícius Munhoz, empatou no último domingo, em casa, por 2 a 2 com o atual campeão da Womens Professional Soccer (WPS), o New York/Sky Blue, e agora, dividi a terceira posição da competição com Freedon e o próprio time de New York. Shannon Boxx abriu o placar aos 9 min para o mandante. No segundo tempo, a equipe visitante veio mais esperta e virou o jogo com dois gols de Laura Kalmari. Porém, o Athletica não aceitou a derrota e foi buscar o empate com a artilheria do time, a atacante Eniola Aluko, decretando números finais a partida.

"Jogar contra o Sky Blue é sempre muito difícil. Elas são as atuais campeãs da WPS e conseguiram manter boa parte do time que foi campeao no ano passado. Nossa proposta para o jogo era explorar as laterais. Isso funcionou muito bem no primeiro tempo quando conseguimos marcar o gol, mas na segunda etaoa o Sky Blue equilibrou o jogo e passou a frente. Depois dos gols sofridos e com as substituições que fizemos o time voltou a crescer”, diz Munhoz.

O Athletica irá folgar na próxima rodada, portanto, terá duas semanas para ajustar a equipes para os próximos dois confrontos que acontecem fora de cara. . “Agora e utilizar muito bem estas duas semanas que temos para treinar e nos prepararmos para os dois jogos fora de casa”, completa o gaúcho.

Foto: Divulgação WPS

domingo, 9 de maio de 2010

Saint Louis vence e tira a invencibilidae do Independence

O time do brasileiro Vinícius Munhoz, o Saint Louis Athletica, venceu no último sábado, no Soccer Park, o Philadelphia Idenpendece por 2 a 1 e assumiu a vice-liderança da Womens Proffissional Soccer (WPS). Os gols do Athletica foram marcados por Alisson Falk (contra) e Lindsey Tarpley. Lyndsey Patterson descontou para o time da Philadelphia.

"A equipe do Philadelphia Independence é uma das melhores equipes da liga até o momento e veio a St Louis disposta a manter a invencibilidade na competição, mas pegou nosso time bem postado emcampo e querendo muito o resultado. Procuramos explorar nossa principal virtude, jogar em velocidade. O mais importante é que novamente jogamos bem, quando isto acontece a vitoria é conseqüência", diz Munhoz.

Confira a tabela da WPS na íntegra

Foto: Divulgação/WPS

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Em nova função, Vinicíus Munhoz busca mais títulos

Depois de 11 anos trabalhando como preparador físico de futebol, ter passado por clubes como Inter-SM, Grêmio, Esportivo, e conquistar o Sul-Americano Sub-20, a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim 2008 e o terceiro lugar no Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol, o santa-mariense Vinícius Munhoz começa sua segunda temporada na Womens Professional Soccer (WPS), liga de futebol americana, como assistente técnico da equipe do Saint Louis Athletica.

Já no seu primeiro ano na nova função, em 2009, Munhoz ajudou o time do estado de Missouri conquistar o vice-campeonato da Regular Season (fase de pontos corridos) e o 3º lugar na fase de playoffs. A mudança no foco profissional de Vini teve início em 2008, quando foi convidado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para auxiliar no trabalho dos conteúdos técnico/tático da equipe e observar os jogos das equipes adversárias, além de exercer a função de preparador físico do time feminino nas Olimpíadas de Pequim.

“Diante do excelente trabalho realizado tanto na preparação, quanto durante os Jogos Olímpicos de Pequim, me senti mais preparado para buscar novos desafios profissionais, entre eles, ser um treinador de futebol. Após o término das olimpíadas, o técnico Jorge Barcellos me convidou para trabalhar ao seu lado no Saint Louis como assistente técnico. Conquistamos o segundo lugar ano passado, e queremos o titulo esse ano”, afirma Munhoz.

Saint Louis e WPS

Como Assistente Técnico, Vinícius Munhoz é responsável pela observação e avaliação de jogos, planejamento, preparação física e recrutamento de novas jogadoras para a equipe que está atrás do título do campeonato de futebol feminino de clubes mais badalado do mundo. A liga americana é considerada a melhor competição feminina, pois é lá que atuam as melhores jogadoras, caso da brasileira Marta - eleita 3 vezes a melhor jogadora de futebol feminino do mundo.

A WPS possui regras próprias e procura seguir o modelo americano de Ligas (NBA, NF e, MLS). As equipes são franquias, situadas em cidades que oferecem as melhores condições e que atendem as exigências da WPS. As atletas são escolhidas através do sistema de Draft (sorteio) e os times têm direitos iguais em relação a patrocínios, cotas de televisão e direitos de imagem. A liga está na sua segunda temporada. Em 2009, em seu ano de estreia, foram disputados 21 jogos durante a Regular Season, três jogos em sistema de Playoffs, e teve como campeão o Sky Blue, time da cidade de Nova York.

Feminino x Masculino

Vinicíus disse que está aproveitando as oportunidades, tanto no futebol masculino, quanto no feminino, e acredita que o importante é a forma que tu abraça o desafio. “Tive contato por mais tempo e com o futebol masculino, porém, os melhores resultados vieram através do futebol feminino. Por isso, acredito que o segredo e esperar por melhores oportunidades seja qual for o âmbito profissional’, finaliza o assistente.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Saint Louis perde a invencibilidade na WPS

O Saint Louis Athletica, time do brasileiro Vinícius Munhoz, foi a Washington no último sábado enfrentar o Freedom e conheceu a sua primeira derrota na Womens Professional Soccer (WPS), liga de futebol feminio americana. Os gols do mandante foram marcados por Sonia Bompastor (seleção francesa), Homare Sawa(selecão japonesa) e Lene Mykjaland. Eniola Aluko, atacante da seleção inglesa, descontou para o St Louis Athletica.

A equipe do auxiliar técnico perdeu para as donas da casa por 3 a 1, caindo para a quinta posição na tabela. O Saint Louis soma quatro pontos dos 12 até aqui disputados. O time de Vini Munhoz volta a campo no próximo sábado, dia 8, dentro de seus domínios, para enfrenta o Philadelphia Independence pela quinta rodada da competição.

"Foi um jogo muito muito dificil. Tivemos o dominio das ações do jogo durante a maior parte da partida, mas fomos incompetentes nas finalizações", diz Munhoz.