quarta-feira, 28 de abril de 2010

terça-feira, 27 de abril de 2010

Saint Louis empata com Boston Breakears e segue invicto

Debaixo de muita chuva, o Saint Louis Athletica empatou com o Boston Breakers no último domingo, em casa, por 1 a 1, e segue invicto na busca pelo título da Womens Professional Soccer (WPS), liga de futebol feminino americana. O jogo valia a liderança da competição, já que após duas rodadas, as equipes vinham na frente da tabela com quatro pontos.

O time do gaúcho Vinícius Munhoz começou pressionando os Breakers, mas acabou sendo surpreendido com o gol Casey Moore, após cobrança de escanteio. O Athletica não se intimidou com o gol sofrido, e com as boas investidas da jogadora da seleção japonesa Aya Miyama, seguia em cima do time visitante. E depois de uma cobrança de falta, Carolyn Blank empatou para o mandante.

"No primeiro tempo estivemos um pouco desatentos a algumas situações do jogo, especialmente na jogada ensaiada de escanteio que originou o gol do Boston, cuja marcação foi insistentemente treinada durante a semana. Apesar do gol sofrido, o ritmo foi mantido e conseguimos empatar ainda no primeiro tempo. Esta foi a primeira vez que saímos atrás no placar nesta temporada e conseguimos fazer o gol em seguida. Isso é importante porque mostra a maturidade do time. Não conseguimos a vitória, mas a atuação consistente da equipe mostra que estamos no caminho certo”, diz Munhoz.

O Saint Louis Athletica volta a campo no próximo sábado, quando vai a Washington, enfrentar o Washington Freedon. Com o empate e a vitória do FC Gold Pride, equipe da brasileira Marta, o Athetica está com cinco pontos na tabela, um a menos que o time da camisa 10 brasileira, que, agora, lidera a WPS.

Confira a tabela de classificação do campeonato na íntegra.

Foto: Divulgação/WPS

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Saint Louis recebe Boston Breakears em jogo que vale a liderança da WPS

O time de Vinicius Munhoz, o Saint Louis Athletica, entra em campo no próximo domingo, dia 25, em Saint Louis, para enfrentar o Boston Breakears, valendo a liderança da Womens Profissional Soccer (WPS), liga americana de futebol feminino. As duas equipes lideram a competição com quatro pontos marcados.

Munhoz comentou que a equipe do Saint Louis poderia estar liderando sozinha a WPS se não fosse um descuido no final da partida contra o Red Star, na última rodada. Porém, o brasileiro afirmou que o time chega forte para o confronto que poderá deixar o time na liderança isolada do campeonato. “No segundo jogo, em Chigado, contra o Red Star, começamos bem e abrimos o placar ainda no primeiro tempo. Ficamos na frente do marcador em boa parte do tempo, mas no final acabamos cedendo o empate. Por isso, vamos forte para o próximo jogo, que acontece domingo, em Saint Louis, contra o Boston Breakears, já que estamos com o mesmo número de pontos que o adversário e queremos a liderança da competição”, comenta Munhoz.

O gaúcho também falou da estreia da competição diante do time da melhor jogadora de futebol do mundo, a brasileira Marta. “Estreamos na WPS num jogo muito disputado em casa contra o F C Gold Pride, de San Francisco, CA. Tivemos muitas dificuldades no inicio da partida, mas aos poucos fomos impondo o nosso ritmo e abrimos o placar ainda na primeira etapa com a atacante inglesa Eniola Aluko (...) Marta, juntamente com a canadense Sinclair e a experiente americana Milbrett (campeã com a Seleção Americana na Copa do Fundo de 1999), formavam uma linha ofensiva de qualidade, o que nos preocupou bastante.

"No segundo tempo, elas passaram do sistema 4-3-3, para o 4-2-4, deixando a equipe com uma postura ofensiva mais forte. Mas com nosso sistema defensivo bem posicionado, conseguimos anular as investidas do F C Gold Pride e voltamos a ter o controle do jogo. chegando ao segundo gol numa cobrança de escanteio e confirmando os três pontos iniciais”, finaliza, o auxiliar técnico.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Saint Louis empata com Red Stars e lidera a WPS

A equipe do auxiliar técnico Vinicius Munhoz, Sant Louis Athletica, empatou no último sábado com o Chigado Red Star, no Toyota Park, em Chigado, por 1 a 1 e é líder invicta da Women´s Professional Soccer (WPS), liga de futebol feminino americana. Com o empate na segunda rodada da competição, o time de Munhoz soma quatro pontos na tabela.

O Saint Louis abriu o placar com Lori Chalupny logo aos dois minutos da primeira etapa (gol mais rápido da WPS 2010). Mas, Casey Nogueira empatou aos 14 minutos do segundo tempo e decretou números a partida. O Athletica volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Boston Breakers, em Saint Louis.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bastidores da Seleção Brasileira Feminina









Saint Louis Atlethica estreia com vitória na WPS

O gaúcho Vinícius Munhoz, 31 anos, estreou com vitória na sua segunda participação na maior liga de futebol feminino do mundo. A equipe do auxiliar técnico bateu por 2 a 0 o F C Gold Pride, time da cidade de São Francisco, Califórnia, e da brasileira Marta. Os gols da Athletica foram marcados pela atacante Eniola Aluko. O próximo compromisso de Vini e do Saint Louis é no sábado, em Chigado, diante do Red Star.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vinícius Munhoz vai em busca do título da maior liga de futebol feminino do mundo


O gaúcho Vinícius Munhoz começa no próximo domingo, dia 11, sua segunda participação na Womens Professional Soccer (WPS), liga americana de futebol profissional feminino. Ele é o assistente técnico do Saint Louis Atlethica, equipe do estado da Missouri. Ano passado, na sua primeira temporada no certame do Tio Sam, o professor conquistou o 2º lugar na Regular Season 2009 (fase de pontos corridos) e o 3º lugar na fase de playoffs.

O início da busca pelo título da maior liga de futebol feminino do mundo acontece em casa, diante do F C Gold Pride, time da cidade de São Francisco, Califórnia, que tem como estrela a brasileira Marta, melhor jogadora do mundo.

Além da camisa 10 do Brasil, o F C Gold Pride tem outras jogadoras importantes, como Christine Sinclair (Canada), Camille Abily (França), Solveig Gulbrandsen (Noruega), e também Rachel Buehler , jogadora da seleção americana. Já o St Louis Athletica, conta com as também selecionáveis americanas Hope Solo, Shannon Boxx e Lori Chalupny.

Vinícius Munhoz afirmou que a preparação foi forte e que a equipe está pronta para lutar pelo título da WPS. “ Nossa pré-temporada começou no dia 1º de março. A WPS oferece aos clubes a possibilidade de se preparar fora da sua cidade de origem. Normalmente, o destino das equipes é a Flórida, que possui um clima bem agradável durante esta época do ano para a pratica do futebol. Porém, nós optamos por permanecer em St Louis e aproveitar o centro de treinamentos muito bem equipado que temos, o Soccer Park", diz Munhoz.

Em pouco mais de um mês de preparação, o time do santa-mariense, realizou cinco jogos amistosos, conseguindo quatro vitórias e uma derrota. "Nosso foco principal, nesta pré-temporada, foi desenvolver as principais capacidades físicas de nossas atletas e também trabalhamos bastante o sistema e o padrão de jogo da equipe. Percebemos uma evolução significativa no time durante este período, e comprovamos isso no ultimo jogo da pré temporada, quando vencemos o time sub-17 masculino da nossa categoria de base por 4 a 1”, completa o assistente técnico.

Texto: Deivid Couto

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A trajetória


Vinicius da Cunha Munhoz, 31 anos, gaúcho de Santa Maria (RS), formou-se professor de Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e se especializou no curso de Treinamento Desportivo da Universidade Gama Filho (RJ). Sua carreira profissional teve inicio no ano de 2000 como preparador físico do time de juniores do Esporte Clube Internacional de Santa Maria, que disputou o Campeonato Gaúcho da categoria.

No mesmo ano, Vinícius Munhoz trabalhou como assistente de preparação física do time profissional do Inter-SM que jogou a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho e a Copa João Havelange, módulo branco (Série C). Em 2001, o santa-mariense seguiu defendendo as cores da equipe da cidade. Ele foi novamente assistente da preparação física do time profissional que disputou a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho e preparador físico da equipe de juniores no Campeonato Estadual e, na 1ª Copa Coração do Rio Grande. “Vini”, como é conhecido entre os amigos, manteve-se à frente das categorias de base e auxiliando o time profissional do Inter-SM no ano de 2002.

EM 2003, o gaúcho deu vôos mais altos. Fez estágio, com o consagrado Moraci Santanna, na equipe profissional do Sport Club Corinthians Paulista(SP) que disputou o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores da América. Logo após, Vinícius Munhoz voltou para o seu estado, onde foi convidado pelo Grêmio Football Portoalegrense (RS) para ser um dos seus preparadores físicos da equipe gaúcha. No Grêmio, em 2003, Vini participou do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. O trabalho teve sequência em 2004, quando o santa-mariense defendeu as cores do tricolor gaúcho no Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

No inicio de 2005, o santa-mariense foi convidado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser preparador físico e Assistente Técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-20, onde mais tarde sagrou-se Campeão Sul-Americano da categoria (Chile) e terceiro colocado na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20 (melhor campanha da história da Seleção Brasileira Sub-20 em mundiais), competição organizada pela FIFA, que aconteceu na Rússia. Ele também foi o preparador fisico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino Adulta, prestando serviços para a CBF até o ano de 2006.
Em 2007 e 2008, nova passagem pelo futebol gaúcho. O Professor esteve à frente da Preparação Física do Clube Esportivo de Bento Gonçalves (RS) na Série C do Campeonato Brasileiro (melhor campanha da historia do clube) e no Campeonato Gaúcho. No ano seguinte, novo convite da (CBF) para coordenar novamente a preparação física da Seleção Brasileira de Futebol Feminino que participou das Olimpíadas de Pequim 2008. Vini foi finalista olímpico e conquistou a medalha de prata.

Desde fevereiro de 2009, o professor é preparador físico e assistente técnico do Saint Louis Athletica, equipe de futebol feminino americana da cidade de Saint Louis, estado do Missouri, que disputa a Womens Professional Soccer (WPS), considerada a melhor liga de futebol feminino do mundo. Vinicius Munhoz vai para sua segunda temporada no time de Saint Louis, e espera ter um desempenho melhor do que ano passado, onde o gaúcho conquistou o 2º lugar na Regular Season 2009 (fase de pontos corridos) e o 3º lugar na fase de playoffs.


Palestras

Além de atuar à frente das equipes de futebol, Vinícius Munhoz ministra palestras e cursos. Destacamos algumas participações:

- Aula inaugural do curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES);
- Palestra aos alunos dos cursos de Jornalismo e Fisioterapia da Universidade Franciscana(UNIFRA)
- Palestra aos alunos do curso de Educação Física da Universidade federal de Santa Maria (UFSM).

O professor tem como caracteristica marcante à alta capacidade de unir os conteúdos do treinamento a métodos adequados para o desenvolvimento das atividades. Além disso, muita habilidade para se relacionar com atletas, fato que auxilia na melhora do desempenho das equipes onde trabalha.

Texto: Deivid Couto